quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Black Friday

Tanta coisa para dizer sobre o black Friday tuga, que nem sei por onde  começar sem insultar a comunidade tuga no seu geral.
Comecemos então por uma breve explicação sobre o que é realmente o black Friday
O  Black Friday (Sexta-feira Negra, em inglês). Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia quando a polícia local, chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natalsignificativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns.
Entretanto o que se passa por  terras Tugas:
O meu email começou a ser bombardeado uma semana antes,  a anunciar o dia fatidico com grandes promoções! Uau! Começo a verificar a tais promoções e como sou uma “corredorzinha” amadora lá vou em busca de sapatilhas. Há giras e tal, sim, menos 20 a 30 %, uau, quando clico para comprar, qual o meu espanto qual quê, que ou não tem o meu tamanho, ou se tem o meu tamanho é de côr verde alface, eu ainda não estou preparada para correr com sapatilhas cor de alface, mesmo que estejam a um grande preço.
Isto aconteceu-me com as sapatilhas, com os vestidos, com uns calções de compressão para correr e em tudo o que eu clicava,  isto , on line. Logo aqui o meu lado mais negro começa a desabrochar. Nem um livro para a minha filha se acho, aquele livro que ela quer. Pergunto á hipster de serviço, minha asa direita, como vai a busca dos tenis hipster que tanto cobiça, fico descansada porque se para a Hispter está a ser uma tarefa complicada é porque é mesmo mau.
Alguns centros comerciais começam a anunciar abertura de lojas ás nove da manhã. Pessoal é assim: Eu trabalho ok? Para estar ali, ás nove da manhã, ou tiro um dia de férias ou finjo uma dôr de barriga para não ir trabalhar, como não sou consumista a este ponto as duas opções estão fora de questão. Aqui começo a pensar: mas e se eu fôr á noite o que vou encontrar? Restos? Pessoas idiotas que atiram tudo para o chão e que quase nos arrancam as coisas da mão? Ou pessoas que nos empurram e pisam só para chegar áquele artigo ? Eh pá Não!
Bom invarialmente acabei por ir no fim semana ao centro comercial. E o Black Friday continuou,  sexta, sábado e domingo. O Black Friday chama-se  Black Friday, Friday de sexta –feira! Caramba! Tudo histérico tudo com saquinhos na mão, eu acho que vão comprar umas cuequinhas e pronto sacos e sacos de cuecas de várias lojas mas o que interessa é ter sacos na mão.
Entrei na Foreva porque Mini B precisa de umas botas e constato que realmente ali estão a fazer descontos, mas a refilona da minha filha não gosta de  nenhums e também ao olhar para um botins a 10€ fiquei a modos que desconfiada.
Entro na Zara, loja eleição da minha filha á procura de uns calções, nada não havia nada. Botas giras mas como eram pretas não as quis trazer. Ai dai-me paciência! Entramos na seaside e sabem aquele personagem da idade do gelo que anda sempre á procura da bolota? É a minha filha quando vai ás compras, tem 9 anos! “Gosto tanto daquelas botas bordeux” diz-me ela,- os meus olhos batiam palminhas, -“tem o 35?” O rapaz responde:  “35 já não é neste sector!” Oi? Não pode ser! O rapaz: “Tem que ir ali ás senhoras!” Caramba foi vê-la voar para os botins de camurça toda contente. Claro que quando experimentámos o 35 estavam muito grandes então lá tive a brilhante ideia de voltar ao sector criança e pedir o 34. Voilá serviram! Começou logo a pensar nas calças pretas e camisola bordeux para o conjunto de segunda. A minha pequena fashion adviser!  Saí dali a correr para não mais voltar naquele dia.
Voltei ao Dolce no Domingo, eu não estava bem confesso! Mas o senhor lá de casa precisava de uma calças e lá fomos á Zara. Sem a criança, tive tempo para olhar com olhos de ver, e promoções na Zara, se havia alguma coisa  e não vi nada a meu gosto.
O que me saltou á vista que não entrei com medo de me “perder” foi na Kiko comprava-se 3 levavas outros 3.
De resto não percebo, não percebo as pessoas que vão para as compras e não saberem qual o preço real dos items antes das ditas promoções. Camisolas que antes eram 30 euros e que no Black Friday ou weekend, estão a 40 euros para a promoção chegar aos tais 30! Porquê?
Porque é moda “ir ao black Friday”? è mesmo? ou é uma parolice? Ok se me disserem vi uma playstation a metade do preço, ceu compreendo! De resto não percebo este consumismo parvo em que as pessoas parecem loucas a entrar e sair de lojas parece um especie de pré Natal já antever a estupidez que do mesmo histerismo numa grande dimensão que são as compras de Natal!

Haja paciência!


Sem comentários:

Enviar um comentário