terça-feira, 2 de outubro de 2018

O início de aulas... Socorro!

Este ano, é todo um novo ano para B, já está no 5º ano. O que quer dizer que a vidinha boa de apenas 4 disciplinas acabou-se… Para mim...
Passei o verão todo a "ensaboá-la" como que a prepará-la para o que vinha, mas quando Setembro bateu à porta é que comecei a perceber a dimensão em grande escala.
Eu lembro-me a mudança brutal que é passar do 4º ano para o 5º ano. Passar de apenas uma sala para ter que arrumar as coisas rapidamente para ir à procura da outra sala. As inúmeras disciplinas, os inúmeros professore...a imensidão do refeitório. Quem não se lembra. E tentei durante o verão antecipar isto tudo para a miúda, mas claro que só se percebe a real situação quando estamos nesse filme.
Pior que isso é ter um grupo de mãezinhas histéricas no WhatsApp, que de minuto a minuto, foram debitando informação desde o último dia de aulas do 4º ano até ao corrente dia… Um dia estive uma hora sem olhar para o telemóvel, quando agarrei no dito, tinha mais 100 mensagens. Como é que é possível? Começaram com os vouchers e os livros. Onde comprar os livros e o material? Retive apenas o seguinte "eu já comprei parte do material porque estava a ficar tudo escolhido"... Por amor da santa… Tudo escolhido? Se todos os males do 5º ano fosse o material escolhido.
Dia da apresentação em que os "meninos", como diz o meu grupo, foram com os respectivos directores para uma sala. E nós, pais, com a preocupação estampada no rosto, ficamos a aguardar que o director do agrupamento se reunisse connosco para nos explicar o funcionamento da escola, explicar os horários, "promover" os clubes da escola, etc.. Uma manhã perdida neste sentido, uma vez que fiquei a saber que o eco clube faz o tracking das árvores que planta… Eu ouvi isto e ri-me, olhei em redor e era a única a rir-me do trackinzinho das árvores (desculpem-me os mais sensiveis). 
Posto isto, semana altamente intensa com o identificar cadernos e livros, ver o material, explicar ao nosso educando o horário e incutir-lhe a responsabilidade da organização da mochila. Chegava às 21:30,  todos os dias dessa semana, e eu já estava mais que estourada.
Lembrei-me da minha mãezinha, que na altura também trabalhava, mas que não tinha metade da disponibilidade mental que eu tive nessa semana, em toda a minha vida escolar. Dei por mim a pensar, o que tanto crítico nos outros paizinhos extremamente zelosos, estou eu agora a fazer o mesmo. Reflecti e disse: “B para a semana não penses que a mãe irá verificar a tua mochila (mentindo idiotamente para mim mesma”, ela olhou para mim e disse: "ta bem".
Resumo da semana da Bea:
1º dia: Apresentação com a directora, quis manter a dúvida se a diretora era mesmo simpática ou se com o passar do tempo iria ser como a tirana da professora do 4º ano.
2º dia: "Estou a adorar" e a directora é mesmo muito simpática. A cantina estava muito cheia para aquecer o almoço, por isso comi frio e lá fora juntamente com os mais crescidos, bué fixe. Adorei Músicaaaaaaaaaaaa!
3º dia: "Tens recados" e vamos ver se em Outubro se directora é mesmo simpática, porque a professora de Matemática da outra sala não é nada simpática
4º dia: Perdeu-se na escola, porque ficou para trás e quando olhou estava sozinha. No meio dos pavilhões, entre o ATL telefonar para mim porque a criança não estava no portão e eu telefonar à minha mãe, foram 15 minutos de imensa calma e respirar fundo para não panicar. 15 minutos depois o ATL telefona e diz que já está tudo bem: o tudo bem foi a miúda ter ficado para trás e uma estupidinha de auxiliar apenas dizer-lhe que não é por aí, mas não lhe dizer ou perguntar se precisava de ajuda já é outra coisa... Efectivamente deu com a secretaria e pediu para telefonarem para o ATL (orgulho). Ficou para trás porque a mochila estava pesadíssima e os ombros não estavam a aguentar. Parou para tirar alguma coisa, deixou cair o dossiê, e pronto quando olhou não tinha ninguém à volta. Lá se desenrascou… O aviso de sempre, de todos os dias, “NÃO ANDES SOZINHA POR FAVOR” – “mas eles foram-se todos embora...”.
5º dia: Gosta da professora de Matemática, é simpática, mas a professora de Ciências da Natureza é a mesma do que a de Matemática da outra turma e não deixa colorir o caderno, apenas a azul e preto… Que drama!
E no quinto dia respirei de alívio, sobrevivemos, não foi assim tão mau.
Esperem, foi só a primeira semana! 
Socorro!



Sem comentários:

Enviar um comentário