quinta-feira, 12 de março de 2020

O Dia Internacional da Mulher


Há muitas opiniões diferentes neste tema. Eu sou daquelas que concorda com este dia e não me venham com os homens também têm direito. 
O homem sempre teve direitos. Sempre usou e abusou da mulher, literalmente.
Não podemos esquecer que até há 100 anos as mulheres não podiam votar. 
Até há 100 anos as mulheres para viajarem tinham que pediar autorização aos seus maridos ou aos seus pais.
Ainda há mulheres a serem escravizadas, mulheres que não podem votar, mulheres que não podem sair à rua sem autorização, mulheres que ainda são obrigadas a casar com pessoas que não conhecem.
Não entendo aquelas pessoas que dizem “no tempo do Salazar é que era bom”, porque historicamente falando, nós mulheres éramos nada, não contávamos.
Estamos em 2020 e só em 1893 foi reconhecido o direito a voto na Nova Zelândia e depois muito devagarinho pelos outros países.
Apenas em 1994 há uma Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, que define como violência contra a mulher "qualquer ato ou conduta baseada nas diferenças de gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na esfera privada".
Portanto não venham cá com os mimimis a dizer "ah e tal acho mal haver um Dia Internacional da Mulher".
Mas quem acha? Os idiotas e algumas mulheres que devem ter sido homens noutra outra vida.
Malta, apenas 100 anos contra 1920 anos depois de Cristo, fora os anos antes de Cristo...
Obviamente, fisicamente não somos iguais. Mas se eu quiser utilizar uma martelo pneumático posso fazê-lo. Se quero fazê-lo, claro que não, mas quero ter a oportunidade de poder fazer se bem que entender.
A decisão é minha, o que faço ou deixo de fazer, é a minha decisão.
A meu ver, oportunidade é a palavra-chave.
Porque é que não posso ter a mesma oportunidade que o meu colega de trabalho?
Porquê é que não posso ter oportunidade de concorrer a um emprego só porque é maioritariamente masculino. 
Quantas mulheres estão na guerra, lado a lado com homens, a lutar e a morrer como iguais.
Uma vez vi um filme que sugeria que se um homem visse uma mulher a sofrer, não iria aguentar emocionalmente e por isso não estavam de acordo em que a mulher fosse para a guerra. 
Posso partir do princípio que se o homem não conseguir lidar com uma situação toma a decisão que eu como mulher posso ou não posso fazer? Mas porquê? Porque ele é fraquinho? Porque vai chorar? Acho que se uma mulher diz que quer ir para a guerra então sabe para o que vai.
Nos Estados Unidos há  Estados em que o aborto é proíbido mesmo que tenha havido uma violação.
Quem decidiu, pois bem, os homens.
Temos que acabar com os estereótipos generalizados que nós mulheres agora queremos tudo, que agora é tudo discriminação sexual e que agora é tudo igualdade.
Há algum mal na igualdade? Então, mas se eu trabalho o mesmo que o meu colega porque carga de água ele ganha mais que eu?
Pior do que o homem possa pensar isto ou aquilo, são as mulheres que para variar nunca estão unidas.
Porque é que uma mulher tem que dizer a outra mulher que não está a ter um comportamento adequado, o que deve ou não vestir, com quem anda ou deixa de andar?
Se anda com muitos homens nunca vai casar, se não anda com homens é porque é lésbica ou vai ficar para "tia".
Que o dever da mulher é  casar e ter filhos. Mas porquê? Porquê?
Então andaram mulheres a queimar soutiens para nós agora andarmo-nos a atacar umas as outras?
Em honra das mulheres que foram presas e e morreram para que nós hoje tenhamos direitos, deixe-mo-nos disso pah. Sejamos mais unidas e não seremos comidas.
Eu tenho o direito a:
Ficar em casa se eu quiser.
A trabalhar se eu quiser e puder claro.
A ter filhos se quiser.
A não ter filhos se quiser.
Tenho o direito de vestir o que quiser e andar sozinha na rua sem me preocupar que um "animal" me ataque só porque acha que tem o direito de usar o meu corpo.
Se eu fizer o mesmo que o colega de trabalho, então tenho o direito de receber o mesmo.
Tenho o direito de namorar com eu quiser.
Tenho o direiro a ficar sozinha.
Tenho o direito de sair com as minhas amigas, esteja envolvida com alguém amoroasamente ou não.
Tenho o direito a fazer o que me apetece tal como qualquer outra pessoa.


"No woman should be told she can't make decisions about her own body. When women's rights are under attack, we fight back." 
Kamala Harris

Aqui fica um excelente video, "be a lady they said":


Sem comentários:

Enviar um comentário