sexta-feira, 27 de abril de 2018

Fátima..parte I

A minha relação com a religião nestes últimos anos tem sido bastante controversa. Se por  um lado a religião que me foi imposta, a Católica, é para mim cada vez mais questionável, por outro lado a fé tem sido uma descoberta cada vez mais surpreendente.
Tenho para mim que cada um tem a sua fé: 
O que é a fé senão acreditar em algo, depositares todo a tua crença em algo, para que não percamos o nosso Norte, isso é a Fé para mim.
Uns acreditam num ou outro Deus, outros não acreditam em Deus mas acreditam cegamente na Ciência, outros na Música, outros no Desporto, etc. Cada um tem a sua fé.
A minha fé reside na minha pessoa. No que sou capaz de fazer ,do que quero fazer, no que quero ainda fazer, e tenho que acreditar em mim: “..tens de ter fé em Ti”.
Do alto dos meus 41 quero ainda fazer tanta coisa, milhares de coisas, e tenho que acreditar que pelo menos metade da lista que elaborei vou concretizar.
Portanto quando decidi nestas ultimas 3 semanas ir á Fátima, surpreendi muitas pessoas. Mas lá está, não podes querer a compreensão do Mundo, em tudo o que tu fazes, não serias livre se assim o quisesses. A minha própria mãe ficou confusa porque eu não sigo as instruções católicas em que tanto acredita.
“Mas para ir a Fátima é preciso acreditares naquilo” Não. Eu vou a Fátima como uma pessoa vai ao Tibete, vai á procura de algo..vou em busca de conhecimento pessoal. Sim, podia fazer um retiro espiritual, mas convenhamos ainda não sou madura o sufeciente para ficar dias em silêncio, ou só a pão e água, ainda não!
“É  preciso teres Fé”, concordo. Sim é, em mim, nas minhas pernas, na minha capacidade de largar o conforto do meu lar e caminhar durante 4 dias com pessoas que não conheço, dormir em pavilhões em sacos de cama, quando nunca acampei.. É preciso ter fé, que vou conseguir, porque acredito nisso.  Vou sentir-me a super mulher, mas tenho a certeza de que vou chorar, vou duvidar, vou perguntar porquê?
Mas mesmo com as minhas duvidas católicas e muitas questões a um Deus, não a aponto o dedo a quem o faça porque acreditar veemente em Deus, por nunca O questionar. Cada um é livre de acreditar no que quiser . Sei que no fim vou me emocionar e vou acender a vela é a minha meta, a minha linha de chegada.
Porque vou? Não sei bem explicar, mas há alturas em quem nos perguntamos: Onde estamos na vida? O que queremos? Às vezes para ter respostas claras é preciso distanciar-mo-nos de tudo o que nos rodeia e partir para depois voltar.
Escrevo-vos no dia anterior á minha Aventura, portanto darei seguimento a este post com os preparativos e a experiência durante e depois.

Significado de Fé:

" é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor"



Sem comentários:

Enviar um comentário