quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Crenças parvas instituidas pelos nossos pais mas que continuamos a praticar.


Eu não sou uma pessoa ou tento não ser uma pessoa supersticiosa, mas o certo é que eu sou de uma geração que ouvia mesmo o que os pais ou o que os mais velhos diziam. Foi tipo uma lavagem cerebral que nos fizeram e que acreditávamos veemente naquilo, também porque não tinhamos os meios de agora, ou seja, num click vamos ao telemóvel e pumba! Está lá toda a informação que queres e mesmo a que não queres.
Uma lavagem cerebral com crenças parvas instituídas pelos nossos pais, mas que continuamos a praticar apesar de sabermos bem no nosso intímo que é somente, parvo.
A minha mãe com aquele olhar terrífico que tinha, incutia-me ferozmente as suas crenças de tal maneira que hoje tento dismitificar, mas não consigo fazê-lo...

O que nunca ou tento nunca fazer, mas se pensar bem, porque NÃO?
"Não cortar as unhas às terças e sextas", desculpem eu sei que é parvo, já tentei logo pela manhã depois do banho, mas não consigo.
"Não comer laranja à noite", por causa da indisgestão. Como gosto muito de laranja, quebrei esta regra sob os olhos muito preocupados da minha mãe, nunca me aconteceu nada, até hoje...
"Não cortar as unhas à noite", não nos vá dar uma congestão.
"Só cortar o cabelo quando a Lua está em quarto crescente", porque assim o cabelo cresce mais depressa… Ainda vou à procura em que Lua estamos.
"Não deixar a tesoura aberta".
“Passar debaixo de uma escada”…
"Não cruzar facas", sou daquelas que em qualquer lado descruza facas, quase uma fobia.
"Não varrer ou deixar que te varram os pés", porque nunca te casarás… Vá-se lá saber quem inventou esta cenas.
"Abrir o guarda chuva dentro de casa" é estritemente proibido, dá azar. Posso dizer que já o fiz e se tive azar é devido unicamente às pequenas decisões parvas que o Universo congemina contra mim.
"Partir um espelho", azar, azar e mais azar.
"Deixar a bolsa no chão é pedir para que o dinheiro vá embora". Pessoas eu nunca tenho dinheiro e ele vai fugir para onde? Tipo, tem asas? Qual dinheiro, o da carteira ou o que está no banco? Ou será porque alguém pode passar e roubar a minha mala…
"Depois de comer esperar 3 horas antes de ir ao mar"… Esta só faz sentido se comeres dois pratos de cachupa, dois de feijoada e dois de cozido à portuguesa… Tudo ao mesmo tempo…
"Nunca beber água em cima do iogurte ou do leite". Esta teoria foi abaixo quando a minha filha me pedia àgua e eu dava-lhe porque tinha sede, dizia-me ela… Nunca se sentiu mal.
Podia aqui escrever todas mas não me lembro.
E voces têm alguma superstição?





Sem comentários:

Enviar um comentário