quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Ninguém quer saber da celulite!

Estava eu a fazer o habitual scroll no Instagram quando me deparo com um enorme post da Ana Arroja aplaudindo um post. O que me chamou a atenção foi uma foto que não identifiquei à primeira, mas lendo, percebi que era uma foto da Demi Lovato, com o seu corpo volumoso e a sua celulite.

Li o post e vi que Demi Lovato tinha feito o seu "statement". Aproveitei e fui à página da Demi Lovato, ler a descrição do seu próprio post, "este é o meu maior medo, uma foto de biquíni não editada...". Depois de ler atentamente, no fim, bati palmas.   
Palmas pela sua coragem, por ter assumido o seu verdadeiro corpo, por ter sido verdadeira na medida em que revelou ter "alterado" as suas fotos anteriores para se sentir e parecer melhor. Cansou-se de fingir e publicou o seu verdadeiro eu. 
Foi aqui que me revi: quantas vezes antes de partilhar as fotos penso inúmeras vezes se devo publicar ou não, e na maior parte das vezes uso filtros... Não uso Photoshop porque dá muito trabalho e não sei funcionar em tal programa milagroso. Apesar disso, meto uma luzinha aqui, um efeito bonito ali, uma pelinha na cara limpinha, a barriga tem que estar para dentro, o braço numa posição em que não se veja o quão gordo é… Uma canseira!
Demi Lovato foi mãe há pouco tempo e a certa altura disse "esta sou eu, eu real". Demi Lovato, assim que o bebé nasceu, podia ter ido a uma clínica e tratar "daquilo" ou então matar-se a fazer exercício físico, apenas comendo uma folha de alface e ser infeliz, só para manter as aparências...  
Eu tenho 42 anos e ainda me preocupo com o que as pessoas possam pensar. O ano passado tive umas férias maravilhosas em Roma e eu só pensava como é que iria aniquilar os quilos a mais. Não me privei, mas psicologicamente havia sempre aquela culpa e a certeza de que iria passar "as passas do Algarve" para perder os “acumulados”. 
Desde de muito jovem que a luta contra o excesso de peso é constante na minha vida. Claro que depois dos 40 eu aliviei um pouco a obsessão pela linha. Tento ir ao ginásio, bem ou mal ainda participo em algumas corridas e sobretudo tento ter uma alimentação saudável. Sendo que ir 3 a 4 vezes ao ginásio e correr não chega para atingir o peso que eu quero. Desde que não engorde por mim tudo bem.  
Quem tem tendência para o excesso de peso até um copo de água engorda e eu sei que há muita gente comigo. 
Aplaudo a Demi Lovato, porque muitas mulheres se sentem em baixo depois do parto, durante vários meses, às vezes até anos e não têm coragem de o assumir.  
A sociedade cobra à comum mortal, lá porque foi mãe o importante é que tem estar feliz e em forma. Não minha gente. Nós temos sim que nos sentir bem e a realidade de ter um bebé nas nossas vidas já é demasiado avassalador para que sejamos julgadas pelo nosso peso. Estas críticas na grande maioria das vezes vêm de mulheres... O que não percebo... Sejamos todas solidárias, o que interessa se está mais gorda, mais magra, se está a comer um gelado ou uma pizza. 
Se eu gostava de voltar a vestir um 38, sim, gostava. Se me vou matar ou se vou deixar de comer o meu bolo de aniversário só porque tenho uns quilos a mais, não, não vou! 
Para ter um eterno 38 tenho que passar fome ou gastar muito dinheiro. Muito! Ainda assim, eu tenho o direito de comer o que quero, independentemente de como estou sem julgamentos.  
Claro que não sou uma figura pública como a Demi Lovato e não tenho aquela pressão. Por isso aplaudo de pé a atitude e coragem dela, venham mais como ela para o bem de uma futura geração. E para defender a Demi Lovato, ela diz que está a trabalhar para voltar à sua forma física, está a fazer o seu melhor, não está resignada. Apenas não vai lutar obsessivamente para chegar rapidamente aos resultados.  
Tudo tem o seu tempo. Força Demi Lovato. 
#sejamostodasdemilovato 


  “Não é livre quem é escravo do seu corpo.” ― Sêneca


 Conan Osiris canta numa das suas canções:

"...Quem quer saber da celulite?
Quer saber do seu limite
Para amar o seu limite?
Ninguém quer saber da celulite
Quer saber do seu limite
Para amar o seu limite
Eu 'tou me a cagar
Eu 'tou me a cagar
'Pa celulite..."

Sem comentários:

Enviar um comentário