quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Vivi à grande e à italiana!

Em Agosto estive em Roma quinze dias. Sim, eu sei, foi no verão e não vos contei nada.
Amei tanto aquilo que durante algum tempo quis guardar aqueles momentos só para mim… Já lá vão uns meses e pronto, acho que próximo do fim do ano estou preparada para partilhar um pouquinho da minha viagem.

Fui com a minha filha e com os meus pais. Era já uma viagem nos planos da minha mãe, uma vez que temos lá família e era já tempo de fazer algo diferente.

Não consigo descrever tudo o que senti ao estar em Roma, poderei dizer que Roma esteve em mim.

Quando oiço pessoas a relatar ou a descrever Roma, penso que vivi aquilo de maneira diferente. Amei cada momento, cada rua, cada cor, cada gelado, cada ida ao centro e ia todos os dias a pedido da minha filha porque adorava ir ao centro para descobrir novas ruas.

Aquele ditado de todos os caminhos vão dar a Roma… Connosco era isso mesmo. Todos os dias apanhávamos o metro e em 10 minutos estávamos no centro da confusão, todos os dias descobríamos sítios diferentes, todos os dias nos apaixonávamos por aquela cidade. A minha filha é uma criança que na maior parte das vezes é chata, mas tem em si um espírito tão livre e tão curioso que não se importava de andar 10 a 20 km por dia. Contudo, eram quilómetros que só dávamos por eles no final do dia. Há pessoas que dizem “ah e tal, aquilo tem imensa gente e não consegues andar…” Eh pah, se queres sossego vais acampar, não vais para uma das cidades mais visitadas do Mundo.

O que mais me marcou foi definitivamente o Coliseu. . Estar ali a ouvir a guia relatar o que se passava, ver como eram inteligentes e que todos os filmes que vi daquela época estavam ali retratados. Amei, cada pedra e toda aquela envolvência. Na minha cabeça revia o César Augusto Marco António, e Cleópatra.

Sais do Coliseu e vais logo ao circo Máximo, onde se faziam as corridas, andas mais um bocadinho e vais parar a um sítio idílico que apaixonei-me, que voltarei sem dúvida, Trastevere, reparem na imagem em baixo, não tem nada a ver com o sítio em que estive há momentos… E por isso amei Roma... Cada lugar era uma descoberta que ficou-me gravada na minha alma. Há cidades que marcam, não conheço muitas, mas esta morrerei feliz por ter conhecido. Uma amiga escreveu-no no Instragam: “Cá para mim viveste aí numa outra vida” e não costumo ligar muito a este tipo de observações, mas aquilo pareceu-me tão verdade. Foi uma cidade que me adaptei tão facilmente: em dois dias conhecia a linha do metro toda, já sabia para onde ir, onde queria ir, nunca me senti “de fora”. Acho que os italianos estão tão habituados a gentes, que mais um, menos uma, tanto lhes faz. Comida, café, bebidas… Eh pah, se é cidade que adorei foi esta. Cidade que viveria era Roma. Sabem aquele filme “Comer, amar e orar”? Podes fazer tudo aqui, se não te importares de engordar consideravelmente... Demasiado glúten, demasiados gelados, não há quilómetros que compensem… Quando voltei parecia uma bolinha de berlim.

Voltarei a Roma para visitar outros sítios e revisitar sítios, e voltarei a Itália para visitar outras cidades com a certeza que irei sempre gostar.
 
 

 

 

 
 

 
 
Trastevere
 
 
 
 
 
 
 

"Wherever you go

becames a part of you

somehow!"

-Anita Desai
 




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário