quinta-feira, 2 de abril de 2020

Be U em tempos de Covid- Parte III- Stay focus!


Cá estou na quarta semana de isolamento.
A tentar manter o equilíbrio mental e físico.
E como o faço?
Ora bem, até ao início de Março andava a treinar uma média de 4 a 5 vezes por semana, não só porque estava a treinar para a meia maratona, os tais 21,5 km como, estava também a tentar atingir aquele nível de performance para o caminho de ser FIT.
Eu acho que nunca expliquei o que é ser FIT para mim. No meu específico caso é querer eliminar a gordura abdominal e o estômago, permanecendo saudável e atlética ao mesmo tempo.
Portanto do alto dos meus 43 anos, FIT já nem é querer ser magra, FIT é querer ser atlética sem aquela barriga que teima em não desaparecer. Aquela bóia enerva-me, a redução da banha e a gordurinha dos braços também era o ideal. Adoraria atingir esta minha ideia de FIT.
Dito isto, tendo sido a meia maratona cancelada e estando em casa há quase 4 semanas tive de direcionar o meu foco de treino.
Tive de me reinventar para não endoidecer. O truque é ter uma disciplina. E eu sei que às vezes é difícil manter o rigor e o horário espartano. Mas não podemos perder o foco.

Primeiro truque:
Assim que me levanto, trato de mim, ligo o portátil para os emails começarem a cair e visto-me. Podem pensar, e?
Visto logo o equipamento de ginásio como se fosse treinar. Para quando chegar a hora do exercício eu não pense em desistir porque estou quentinha e não me apetece despir para vestir. Assim estou sempre pronta.

Segundo truque (extenso mas necessário):
Na primeira semana andei a ver nas redes sociais o que queria fazer e quais eram os horários.
Se na primeira semana saí para correr, depois de começar a ouvir as notícias e as polémicas, reduzi consideravelmente as corridas para o treino em casa. E aí sou sincera, ia desistindo. Há tanta oferta que fiquei confusa. Tive novamente de recorrer à minha sanidade mental para escolher, mantendo o foco de FIT, mas que tivesse com um grau de loucura pelo meio.
Não adianta marcares uma aula e fazer se no outro dia não o vais fazer, é preciso coerência. E não podes fazer todos os dias Tabata ou Hitt ou Body Combat, embora eu goste muito. Se eu quero treinar todos os dias, se fizesse os exercícios anteriores chegaria ao terceiro dia e ficaria a dormir o dia todo e não haveria motivação para continuar uma vez que os treinos são sempre iguais dia após dia.
Na minha busca extenuante de aulas encontrei a pessoa que já conhecia e que já tinha feito umas aulitas. Percebi que o Bruno Salgueiro todos os dias dá uma aula no final do dia. Fiz na primeira semana e desde aí não tenho falhado uma.
É uma abordagem completamente diferente de tudo que tinha andado a fazer os primeiros três meses do ano, mas percebo que o meu corpo precisa de uma mudança. Isso e ficar em casa a trabalhar com uma criança de 11 anos que tem de estar sempre a melgar-me...
Salgueiro diz e muito bem que a consistência é o segredo para os resultados. Lá está a disciplina. Conjuga o cardio com a força, concentrando-se mais no treino de força.
Se eu não tenho muita dificuldade nos agachamentos, tudo o resto é penoso. Fraquinha nos pulsos, nos braços, no core ou em linguagem normal, nos abdominais. Estes treinos não são para pessoas que se cansam rapidamente e que não querem mexer-se ou que não querem sentir dores no dia seguinte. Confesso que os primeiros dias foi difícil a adaptação, basicamente a força é que impera nas aulas. Por outras palavras, eu que estou habituada a suar que nem uma burra, nestas aulas transpiro q.b.
São treinos que moem, todo o santo dia, doí-me o corpo. 
Para quem é sensível à linguagem bruta não aconselho estas aulas. Bruno às vezes larga umas asneiradas ou irrita-se com alguém que fez uma observação que não foi do seu agrado. É um tipo cru, é o que é! Quem gosta continua com os treinos, quem não gosta mude de canal. Começou no Instagram, mas tal a imensidão de “lives” que agora são feitos todos os dias, as aulas passaram para o YouTube todos os dias às 18:30, repito todos os dias. Domingos são treinos de respiração e alongamentos muito difíceis para mim.
Recomendo, todos os dias me surpreende, estou tão entusiasmada que comprei um elástico e um kettlebell para acompanhar as aulas. 

Terceiro truque:
Querendo resultados a longo prazo com as aulas do Salgueiro, a regra é reduzir o consumo de calorias. Muito difícil este terceiro truque.
O que faço para o tentar cumprir: Reduzir os hidratos, comer mais vegetais e fruta. Sim, já o fazia, mas o foco agora é mais direcionado para aqueles treinos. Bruno Salgueiro diz para aumentar a proteína se eu quero aumentar a massa muscular… Eu apenas tento não comer porcarias. Sopa ao jantar com alguma proteína, peixe ou carne acompanhado com legumes e/ou salada.
O pior são os intervalos. O frigorífico estar ali à minha mercê. É essencial ter sempre fruta. Nada que já não saibam. Tento ter a garrafa ao lado do portátil para me ir hidratando. O esforço muscular é demasiado elevado para não se beber água. Tento não pensar nas calorias que estou a consumir, apenas no comer faseadamente de maneira saudável. Grande desafio, principalmente depois da sopa que só apetece é gulodices, mais valia comer um bife com salada, lá está, se seguisse as diretrizes do coach Salgueiro.
Se noto diferenças no peso ou no corpo… Hummmm mantenho a medição da cintura e notei uns centímetros a menos. Em relação ao peso, não sei uma vez que não tenho balança em casa e as roupas são as mesmas do ginásio.

Quarto truque:
Voltei a ler nos intervalos de tudo o que me tem ajudado a manter aquele isolamento cerebral de pessoas. Missão inicial era acabar os livros que comecei o ano passado. Já lá vão dois.
Oiço podcasts e aprendo imenso. De tudo, desde as dicas do Salgueiro que dá várias dicas de nutrição, suplementação, treinos e afins, até chegar às Bumba na Fofinha.
E muito importante, oiço música.
São importantes a consistência e a coerência. Nunca desistir dos treinos até porque Salgueiro vai dando várias maneiras de se fazer o exercício para quem tem mais ou menos dificuldades nos exercícios.

Quinto truque:
Quando acordo sei exatamente como vai correr o meu dia.
Diario de Be U, agora com uma rotina estruturada:
Dias de semana:
8:30 - Acordar
Vestir roupa de ginásio
Tomar o pequeno-almoço
9:00 - Trabalhar ouvindo música ou podcasts
Beber água
Fazer o almoço a contar com o jantar para os habitantes cá de casa. E adianto também a sopa para o meu jantar (só se cozinha uma vez por dia), entretanto desinfecto os interruptores quando me lembro e aspiro duas vezes por semana..horas de almoço muito produtivas.
14:00 Trabalhar ouvindo música
Ler se conseguir depois das 17:30
18:30 - Bruno Salgueiro
Banho
20:00 - Jantar com a família e jogar ao Uno, xadrez ou aos países
Netflix
23:30 - Cama (inédito, em tempos normais logo às 22:00 estou na cama)

Fins-de-semana:
9:00 Acordar
Vestir roupa de ginásio
Ler e ouvir música
Beber água
Comer igual aos dias de semana
Jogar ao Monopólio
18:30 - Bruno Salgueiro
20:00 - Jantar
Netflix até cair o sono
Covid-19, Covid- 20, que venham os Covid todos, não me vão vencer. Eu resistirei.

Pensamento da semana:
Agora podíamos todos voltar à nossa infância e sermos a Bela Adormercida ou como um filme qualquer de ficção dormir durante 3 meses e só acordar quando não houvesse um resquício de Covid.
Parar o Tempo…

Stays focus, stay healthy, stay strong!













Sem comentários:

Enviar um comentário