quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Covid #dia trezentos e qualquer coisa em casa: deixei de contar!

Não vou mentir se houve momentos em que fui altamente produtiva e que tinha um horário definido, desde o levantar até ao deitar, depois do Verão foi-se tudo ao ar. Com a chegada da escola, passei a estar sozinha em casa, e se por um lado agradeço profundamente o silêncio, por outro lado o mesmo torna-me por vezes uma pessoa não muito simpática ao final do dia.

Arranjei vários subterfúgios para fugir ao meu mau humor do final do dia, fui ao ginásio, fui caminhar, tentei correr, tentei ler, ouvir podcasts, que deram algum conhecimento cognitivo.

Nada estava a resultar. Algo em mim não estava satisfeita, tinha que arranjar algo, um objetivo para ter um propósito para me levantar.

Então defini um, Operação “upgrade de Be U Always”. Caminho tortuoso, mas com resultados semana após semana.

O começo do EXTREME makeover, Física e Mental!

Passo 1 

A minha pele. Toda a minha vida lutei contra o acne e com o passar do tempo fui ficando com cicatrizes, manchas e sinais, que cada vez eram mais, quase com 44 anos e com acne, é verdade! Algo que só com base não se notava, mas mesmo assim chegou a um ponto que a pele estava tão suja, tão pesada, que nem com a base ficava alguma coisa de jeito. Ficava com aquele ar meio acinzentado, só quem usa quem usa base sabe do que estou a falar.

Então voltei à minha esteticista, algo que tinha começado no início do ano de 2020, mas que devido à pandemia ficou em standby.

Em outubro voltei aos tratamentos. Semana após semana, uma vez por semana lá estava eu na marquesa, a sofrer uma hora e meia. Sim, a sofrer, entre limpezas de pele agressivas, esfoliações e produtos que literalmente só via vermelho de olhos fechados. Semana após semana fui vendo os resultados. No dia 23 de dezembro, quase na reta final, fui tirar os sinais na cara. Outra ação muito dolorosa. Mesmo com pomada anestésica doeu para caraças. Doeu e chorei muito, mas passado uma semana tinha a cara quase perfeita.

Desde os meus 12 anos que não tenho a cara sem borbulhas e manchas. Agora olho para ela e mesmo com algumas marcas, para mim, neste momento está perfeita. Agora em confinamento com os estabelecimentos fechados, apenas tenho de lavar bem com sabão de coco, esfoliar de vez em quando, usar um bom creme e esperar que a minha esteticista possa continuar o seu trabalho maravilhoso, agora mensal.  Se valeu a pena? Valeu cada minuto dos 90 de sofrimento. Beleza dói!

Passo 2

Como sabem a minha batalha de peso é uma constante na minha vida e todas as minhas tentativas de perda de peso não estavam a resultar em nada. Sem comer, a comer pouco ou a comer muito, nada estava a resultar.

Há alturas na vida que temos de parar, pensar e chegar à conclusão que precisamos de ajuda externa. Para tudo na vida. Nunca tenhas medo de pedir ajuda.

Não satisfeita com o meu corpo procurei ajuda. Refleti muito se conseguiria com mais um custo, uma vez que ainda estava em processo de reconstrução facial.

Afinal de contas estou a investir em mim, no meu bem-estar, então marquei a consulta com quem queria, mas a senhora doutora de tão famosa que é apenas tinha consulta para 18 de dezembro, estávamos no início de novembro. Marquei, já que tinha esperado tanto tempo, não queria perder esta oportunidade.

Continuei a pensar, continuei não satisfeita e então pensei "porquê só em dezembro, quando posso procurar uma alternativa para agora”. Eu quero começar a mudar A-G-O-R-A e não só daqui a mês e meio. Perguntei, pesquisei e finalmente marquei uma consulta na farmácia, primeira consulta, dia 22 de novembro. E desde aí todas as semanas tem sido uma boa surpresa. Com a exceção do Natal e do ano novo em que não perdi, mas também não engordei, tem sido 1 quilo por semana. Um quilo!

O foco são 10 quilos e já lá vão 6. Semana após semana. Não tem sido muito difícil, mas também não é um passeio na praia. Isto inclui uma grande disciplina de beber água (muitas idas à casa de banho), comer de duas em duas horas, que tenha sempre gelatina no frigorífico, queijinhos light da Vaca que Ri, fiambre de aves, legumes e que nunca ceda a tentação de comer uma peça de fruta. Que quando vou ao supermercado tenha de passar muito tempo no corredor dos iogurtes e olhar para o rótulo para não cometer o erro de trazer o com mais “x” hidratos de carbono por 100ml. Até entrar no ritmo das compras é toda uma aventura, ou seja, estou numa reeducação alimentar muito rigorosa.

E perguntam vocês, o que vou fazer quando atingir a meta dos 10 quilos?

Perguntam muito bem. Já pensei nisso e para que eu não volte a ter os 10 quilos extra, terei de comparecer às consultas pelo menos uma vez por mês, para não perder o foco. Podia enganar-me a mim própria e dizer que depois consigo manter uma alimentação saudável...

Não meus amigos, eu gosto de comer, gosto muito de comer, eu gosto de massa, de arroz, de feijão, de uma bela cachupa, de uma bela lasanha ou mesmo uma bela refeição de sushi, coisas que poderei comer, mas com moderação. Eu conheço-me e não vou mentir, começo com moderação e passado algum tempo já esqueci tudo, até me ver numa fotografia e não gostar da banha na barriga, os braços gordos e a cara bolachuda. Assim como algumas pessoas vão ao médico todos os meses para controlar um ou outro problema, eu vou assumir esse compromisso comigo mesma. Até lá, todas as semanas estarei na consulta a pesar, a medir e a reajustar a alimentação aqui e ali.

Passo 3

O transformar externamente também não me estava a chegar. Sentia que mentalmente não estava a evoluir. Sentia que o teletrabalho estava a estagnar-me, talvez por não poder sair, beber um café com uma amiga, basicamente confraternizar com liberdade sem máscaras, sem horários, sem Covid. É incrível como a socialização faz falta ao Ser Humano, pelo menos a alguns. Estava meio que perdida, tentei ler, tentei estar mais atenta, mas nada me estava a estimular. Até que uma amiga que conheci, que sei lá como, quis o destino que a conhecesse em 2020 e me ofereceu um voucher.  Este último consistia em todas as segundas-feiras durante um mês frequentar o curso das 5AM. Sim, às 5 da manhã de segunda-feira. Quando mo ofereceu pensei que seria um dia e não um mês. Depois quando li e falei com ela pensei “hummm estás louca, só pode!”, mas olhem, dia 26 de dezembro, levantei-me meia que tonta, cheia de sono e de frio. Nada que um chazinho não tenha resolvido.

Custou-me muito. Normalmente deito-me relativamente cedo, mas Domingos, isso não acontece, devido ao único programa na TVI que vejo, o meu “guilty pleasure” que acaba à meia-noite. Ou seja, se correr bem eu durmo quatro horas e meia. Também não acontece com muito frequência, uma vez que sofro por antecipação quando tenho que acordar muito cedo.

Lá estava eu. É incrível o número de pessoas que estão naquele curso todas as segundas-feiras às cinco da manhã. O tempo é mais ou menos 47 minutos que se alonga, sempre dado pela coach/mentora Susana Torres.

Susana Rodrigues Torres é coach de alta performance, especializada em treino mental, desenvolve programas de coaching desportivo ou direcionado para empresas. Para quem não se lembra do nome Susana Torres, foi muito falada no Euro 2016 quando o Éder marcou aquele famoso golo que nos fez Campeões da Europa. Esta foi a mentora que deu confiança suficiente ao Éden para que ele acreditasse nele mesmo, é a responsável pela confiança do Éder e de outros tantos jogadores.

A Susana todas as segundas-feiras às cinco da manhã dispõe de 50 minutos ou mais, para dar dicas de como melhorar todos os aspetos da nossa vida. De como manter uma disciplina e mantermo-nos positivos no dia-a-dia.

Agradeço todos os dias aquele voucher, porque todos nós precisamos de ajuda para ver, olhar, definir ou melhorar o caminho que estamos e para onde queremos ir.

O que é certo que tenho aprendido muito, tenho ouvido nomes, o que me faz pesquisar quem são, o que fazem, desde a outros Mentores nacionais como Internacionais, autores de livros de liberdade financeira e de comunicação, como discursar em público, como utilizar o nosso eu para comunicar melhor.

Uma coisa vai e leva a outra e vou descobrindo todo um novo mundo. O voucher acabou, mas fiquei tão interessada em continuar a aprender que paguei a mensalidade de 27 euros por mês. Como diz a Susana, é um café por dia. Se bebemos um café por dia porque não gastar 27 euros para ter uma Mentora.

Desde que comecei o curso percebi que há tanta coisa ainda por fazer e por aprender. Que a Internet é uma grande ferramenta, podemos ir ao youtube e aprender com a Susana e outros Mentores, podemos ver os mestres da comunicação desde que tenhamos as referências certas.

Eu sei que às vezes não apetece, mas vamos ficar permanentemente no “não me apetece ou talvez mais tarde” ou vamos evoluir?

 Neste momento frequento alguns cursos uns a pagar, outros grátis:

         Primelinecoaching.com/cursos/ Susana Torres

Confiança para vencer = 127 euros

Curso do 5 AM Clube = 27 euros/mensal

 Gratis:

·         22 a 25 de Janeiro: New World New You challenge de Tony Robbins.

Tony Robbins: É um dos responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística (PNL).

Mentor de presidentes como Bill Clinton, Oprah Winfrey, Serena Williams e até mesmo a Teresa Guilherme e Carla Rocha.

·         1, 3 e 5 de fevereiro Maratona da Comunicação Sem Medo com Teresa Guilherme.

Isto tudo para dizer que 2021 será a continuação do último trimestre de 2020. Transformar o teletrabalho também em telescola.

 

Máxima para 2021:


Cria harmonia em todas as áreas da tua vida.